Como fazer higienização automotiva em casa?
1. Comece pelas preliminares
Uma higienização automotiva eficiente pede que sejam cumpridas algumas preliminares que facilitam o trabalho e previnem transtornos. A primeira delas é tirar o veículo do sol. Além de evitar o desconforto de ter que lidar com um automóvel quente na hora da limpeza, essa precaução ainda ajuda a conservar a pintura — que pode ser danificada se a lavagem for iniciada com a lataria quente.
Em seguida, enquanto o carro esfria, você pode já ir organizando sua tarefa. Vale a pena gastar alguns minutos com essa etapa, uma vez que ela afastará a bagunça — essa, aliás, é a justificativa que muitas pessoas usam para dar preferência aos serviços de um lava-rápido. Reúna todos os equipamentos necessários onde a higienização será realizada, facilitando o acesso aos itens. Estamos falando de mangueira, aspirador, panos, escovas e baldes, entre outros.
Ao mesmo tempo, organize em uma caixa os produtos que serão usados, deixando-os à mão sempre que necessário. Nesse ponto, vale a pena destacar que retornar com um produto para a caixa logo após o uso é uma medida muito útil. Assim, quando você precisar dele novamente, não precisará ficar procurando, o que evitará aborrecimentos.
Tome o cuidado de usar produtos adequados para a limpeza veicular, uma vez que sabão e detergente comuns podem causar manchas na pintura, tirando o brilho da cor do veículo e das forrações. Pelo mesmo motivo, use esponjas e panos apropriados, para evitar qualquer tipo de risco na lataria. E, por fim, retire pulseiras e anéis para impedir que os acessórios danifiquem a pintura e os tecidos do veículo, além de evitar qualquer risco de ferimentos.
2. Lave a parte externa seguindo uma sequência
Com o veículo frio, procure lavá-lo seguindo uma sequência lógica. Antes de mais nada, lave o teto, porque assim a sujeira desce para onde ainda não foi limpo. Depois, você pode ir para a parte dianteira, lavando em seguida a parte traseira e as laterais. Deixe os pneus e as rodas por último. Dessa forma, você conseguirá eliminar a sujeira de cima para baixo, evitando que ela volte para peças já lavadas.
3. Use mais o balde que a mangueira
Privilegie o uso de baldes na lavagem do seu veículo, reservando a mangueira apenas para a sujeira mais pesada. Dessa forma, você consegue evitar que o local onde está trabalhando fique excessivamente molhado, ao mesmo tempo em que economiza água.
Em um balde, portanto, faça a diluição correta do produto de limpeza automotiva de sua preferência — basta seguir as instruções indicadas no rótulo. Com a esponja, espalhe a solução pela lataria, esfregando suavemente e concentrando um esforço maior onde houver sujeira incrustada. Em seguida, use outro balde, agora com água limpa, para o enxágue.
Concluída a lavagem externa, seque a lataria com um pano macio, preferencialmente de microfibra, que é o material apropriado para essa finalidade. Se quiser dar um toque a mais de capricho, finalize com a aplicação de uma camada de cera, que também deve ser removida com um pano macio. Ao terminar essa etapa, é hora de partir para a limpeza interna.
4. Aspire todos os cantinhos
Antes de começar a limpeza interna, retire todos os objetos de dentro do carro, bem como resíduos e tapetes. Esses itens precisam ser lavados externamente com água e sabão, só devendo ser recolocados no veículo depois que estiverem bem secos. Em seguida, esmere-se no uso do aspirador, buscando alcançar todas as frestas do interior. Em geral, os aspiradores de pó contam com acessórios que facilitam essa tarefa.
Combinar o uso de uma escova macia nos bancos e nas forrações internas com a aspiração aumenta a eficiência do processo. E cuide para que os mesmos cuidados que você adotar na limpeza da cabine do veículo sejam repetidos no porta-malas, ok?
5. Procure por manchas e sujeira acumulada
Após a limpeza com o aspirador de pó, procure por manchas nos bancos, nos forros das laterais e do teto, além de sujeiras que possam ter se acumulado em frestas e cantinhos mais inacessíveis. Para as manchas existem produtos em spray disponíveis no mercado que facilitam bastante a remoção e evitam que você danifique os tecidos com receitas caseiras ou produtos inadequados. A sujeira acumulada naqueles pontos em que o acesso é mais difícil pode ser removida com escovas e pincéis.
É importante salientar que o uso de água na limpeza interna do veículo deve ser evitado ao máximo, uma vez que a secagem é mais demorada em ambientes fechados. Você não quer provocar mofo e cheiros indesejáveis no seu carro, certo? Portanto, procure usar somente produtos adequados e panos umedecidos.
6. Cuide dos painéis
Os painéis dos veículos merecem atenção especial, uma vez que ficam bastante expostos ao sol e ao acúmulo de sujeira. Além disso, como são muito visíveis, é importante que eles fiquem tão limpos quanto a lataria. Para chegar a um bom resultado, você pode iniciar a limpeza do painel com um pano seco, retirando a poeira mais superficial. Em seguida, remova a sujeira mais incrustada com um pano úmido. Não se esqueça de limpar o porta-luvas e os porta-objetos com o mesmo cuidado.
Mais uma vez, vale destacar que o uso de sabão e detergente convencionais pode provocar manchas no material dos painéis. Portanto, evite-os. Você pode fazer um acabamento na limpeza do painel com silicone líquido, que dará um aspecto de novo ao acessório.