27 Out 2020

Top 10: Dicas de limpeza automotiva

Uma das primeiras coisas que se deve fazer é ter um local com sombra ou cobertura para executar parte do serviço. Um abrigo do sol é importante para que ao ensaboar o veículo, o produto não irá secar rapidamente e assim manchar a pintura.

Além disso, deve-se deixar o carro nesse espaço por algum tempo, a fim de que a lataria esfrie, o que ajuda na hora da limpeza ao evitar o mesmo problema. Também é um local onde ao encerar, se evite a evaporação e o ressecamento da cera.

Sob sol forte, quem está executando um serviço braçal como o de limpar o exterior do carro, acabará tendo uma insolação. Então, o melhor é se prevenir de eventuais problemas com a saúde também.

2) Kit de limpeza automotiva
 

Outro ponto importante na hora de limpar o carro é ter um kit de limpeza automotiva, que pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas ou mesmo supermercados. Geralmente, um kit de limpeza comum vem com shampoo específico para limpar os pneus, geralmente de 500 ml. Além dele, vem também um shampoo para lavagem da carroceria e partes plásticas exteriores. Este também vem em embalagem de 500 ml. Outro é a cera para polimento com mais ou menos 200 ml.

O kit de limpeza tradicional ainda traz um produto de limpeza a base de silicone, geralmente com 100 ml. Há também uma esponja e uma flanela. Basicamente é isso, seis produtos em uma embalagem única. Porém, pode-se adquirir mais outros produtos para deixar a limpeza mais completa e eficaz. Um deles é uma luva de lavagem automotiva, que é mais macia é própria para este fim.

Nesse caso, pode-se adquirir também limpa vidros, tanto o produto específico para se aplicar nos vidros do carro de forma direta, como o outro que é misturado com a água do reservatório. Assim, durante a lavagem automática do limpador, o produto terá eficiência ampliada e proverá melhor proteção contra o embaçamento ou sujeira, que pode ser poeira ou óleo. Existe ainda o kit de limpeza a seco, mas você pode conferir aqui como realizar esse outro tipo de serviço.

3) Lavando

Se você tiver em casa uma lavadora a jato tipo “Wap”, haverá maior eficiência no uso da água durante o processo de limpeza externa. Com alta pressão, esse tipo de equipamento de lavagem otimiza o consumo e traz um benefício maior na hora de retirar sujeira, especialmente barro, terra ou óleo, por exemplo. Geralmente esse tipo de produto custa a partir de R$ 199 e pode ser facilmente adquirido em lojas e supermercados.

Caso não tenha uma lavadora a jato, uma dica é adquirir uma mangueira com bico de jato, a fim de que se possa usar a pressão da água na tubulação para ter melhor resultado que simplesmente usar balde em todo o processo. Para iniciar a lavagem, molhe o veículo usando um balde para evitar desperdício de água ou rapidamente com a mangueira ou lavadora a jato. O intuito é apenas preparar a lataria e demais partes para a limpeza propriamente dita.

Use uma esponja bem macia ou uma luva de lavagem automotiva. Aplique o produto líquido de limpeza geral, previamente misturado em um balde com água, indicado para essa atividade. Comece esfregando de cima para baixo. Divida a carroceria em partes: teto, laterais, capô e traseira. Inicie pelo teto, esfregando suavemente e ensaboando o máximo possível. Tenha cuidado se o veículo for muito alto, não se arrisque em subir sobre cadeiras e escadas sem apoio. Se não puder alcançar, evite essa parte para se proteger conta um acidente.

Após ensaboar, lave a parte com o produto e depois seque com um pano seco e macio para remover a água. Faça o mesmo procedimento nas demais partes, ou seja, laterais, capô e traseira. Depois disso, ensaboe rodas e pneus. Faça uma de cada vez para evitar a secagem do produto de limpeza. Utilize outra esponja se possível, devido ao acúmulo de fuligem dos discos de freio, em especial os dianteiros. Caso contrário, limpe as rodas por último.

Envie-nos
uma mensagem agora

Estamos loucos para realizar o seu projeto.

Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.